domingo, 13 de março de 2011

" O PRÍNCIPE MALDITO" UM EXCELENTE LIVRO

O Príncipe Maldito



Capa do livro
     No início deste mês de março terminei a leitura de um grande livro – “O Príncipe Maldito” de Mary Del Priore.
     Será que alguém sabia que no Brasil, além da Princesa Isabel, havia um bonito príncipe? Com certeza poucos, pois os nossos manuais didáticos de História não possuem espaço para histórias tão particulares, para heróis ou anti-heróis desconhecidos ou pouco badalados.
     Na verdade, não é só isso, a pesquisa histórica no Brasil é muito pequena diante da nossa necessidade, ainda há poucos investimentos e apenas uma pequena elite tem acesso a conhecimentos mais profundos e detalhados de nossa História.
    Mas vai aqui uma dica, vale a pena ler Mary Del Priore, apesar de ser uma renomada historiadora, com um belo currículum, sua escrita é magistral, temos a impressão de estarmos lendo um romance, muito melhor do que esses best seler americanos que não conseguimos nos desgrudar.
    O livro “Príncipe Maldito” é poético, delicado no que diz respeito as personalidades históricas apresentadas, super bem escrito e muito fácil de ser compreendido.
    O livro narra a trajetória do neto de D. Pedro II, Pedro Augusto de Saxe e Coburgo, filho da princesa Leopoldina, irmão da Isabel, como esta levou anos para ter seus próprios filhos, os de sua irmã ficaram na mira do trono brasileiro. A Princesa Leopoldina morreu nova na Europa, deixando quatro filhos, D.Pedro II vai buscar os dois mais velhos para serem criados no Brasil e, prepara o mais velho para ser seu sucessor. O destino age, pois, depois de anos a Princesa Isabel dá luz ao herdeiro legitimo, ficando Pedro Augusto ainda mais longe do trono.
    A história dos últimos anos do Império Brasileiro é entrelaçada com a do príncipe Pedro Augusto e de sua família. Interessante como os fatos históricos já conhecidos, ganham outro olhar, avaliados por documentos novos, com análise psicológica e histórica inovadora e com uma narrativa vivaz e deliciosa.
   Reproduzo as palavras de Eduardo Bueno, jornalista e também pesquisador da nossa história –
“Já faz algum tempo que a história do Brasil vem sendo libertada dos grilhões que a aprisionaram aos bancos escolares. Mas o alcance deste O Príncipe Maldito parece ainda maior, pois o livro subverte, virtualmente destroça, a frase arrogante de Norman Mailer de acordo com a qual a história é escrita por maus romancistas’. Aqui está, de corpo inteiro e alma aberta, um ‘romance de não-ficção: a vida sem obras de Pedro Augusto de Saxe e Coburgo — o príncipe que sonhou ser D. Pedro III, mas virou sapo quando o império das circunstâncias cedeu lugar à república dos fatos.”...(Eduardo Bueno - Contra capa do livro)
Aviso aos alunos que este livro está disponível na Biblioteca do colégio. Aproveitem, vale a pena dar uma olhadinha.

Abraços da Profª Gilcleia

Nenhum comentário:

Postar um comentário